Caro visitante,

Caro visitante,

sábado, 4 de abril de 2015

COMO LIDAR COM O PERFECCIONISMO

Veja como algumas situações simples, do dia a dia e especialmente no fim de ano, podem estimular o perfeccionismo em excesso, te fazendo sofrer sem necessidade!

Chega o final de ano e a aflição começa bater à porta. Não bastasse todos as atribuições que se tem no dia a dia, ainda é preciso assumir todos os compromissos que este período do ano traz. São festas, comemorações, compras de presentes e outros tantos afazeres que podem nos deixar cansados só de pensar.
Mas a coisa pode ficar ainda pior quando queremos fazer tudo à perfeição. Isso porque a angústia de não conseguir realizar algo de forma perfeita pode ofuscar um momento que poderia ser muito bem aproveitado. Você já parou para pensar nisso?
Pois é, e o fato é que para mulheres perfeccionistas isso é ainda mais complicado. E quando chega essa do ano, então, tudo pode se transformar num verdadeiro inferno. Até porque, a pressão aumenta por inúmeros motivos e elas se sentem pressionadas a dar o melhor de si. E, claro, nem sempre conseguimos dar conta de tudo. Resultado? Elas acabam se sentindo esgotadas ou até mesmo infelizes por isso.
Sim, é comum e normal querer que tudo saia bem feito e da melhor forma possível. Mas o que é preciso entender é que o problema surge quando você começa a cobrar demais de si mesma e não vê outra forma de fazer as coisas senão de maneira extremamente perfeita. E aí a única coisa que vai te restar é afastar de perto de você todo o prazer que poderia ter se levasse a vida de uma maneira mais leve e menos impositiva.
Acredite e tente fazer esse exercício, quando se deixa de pensar que "gostaria de fazer" e passa a pensar que "deve ou que tem que fazer algo", as coisas podem ficar complicadas. É importante observar se o que você quer é um perfeccionismo aceitável, com padrões razoáveis de normalidade e satisfação, ou algo que traz angústia e culpa caso não consiga ser realizado.
E se você identificar esta última situação, saiba que é possível interromper esta autocobrança e deixar de ser escrava de mensagens do tipo “ou tudo ou nada”.
Mas antes, porém, é necessário uma reflexão profunda de como você lida com o perfeccionismo. Procure identificar se você está sendo exigente demais consigo mesma: é o primeiro passo!
Quer mais dicas sobre como lidar com o perfeccionismo, especialmente nesta época de fim de ano?

Conheça os três tipos de perfeccionismo que existem

Segundo o livro "Você pode ser feliz sem ser perfeita (Ed. Sextante)", existem três tipos de perfeccionismo:
  • Pessoas que esperam de si mesmo a perfeição;
  • Pessoas que exigem perfeição do outros;
  • Pessoas que pensam que os outros esperam perfeição delas.

Se você se enquadra em um desses casos, fique atenta e veja se isto não está prejudicando seus resultados!

FONTE: http://www.tempodemulher.com.br/carreira/carreira/como-lidar-com-o-perfeccionismo