Caro visitante,

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segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

4- POSTURA NO AMBIENTE ESCOLAR

Salas lotadas, rotina puxada, salários defasados e indisciplina. Se não é fácil fugir dessa realidade, é essencial tentar lidar bem com ela. "Um passo fundamental é o professor tomar as rédeas do seu trabalho", defende Maria Elizabeth Barros de Barros, especialista em saúde docente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Isso significa descruzar os braços e, num primeiro momento, identificar os principais problemas do ambiente escolar, que podem ser apontados nas reuniões com a equipe. A etapa seguinte, a busca de soluções, tende a ser mais efetiva se for pensada coletivamente. "Uma proposta com amplo apoio do corpo docente costuma ser encarada com mais atenção pelas Secretarias de Educação do que uma ideia individual", diz Maria Elizabeth. 

Fique atento para valorizar a articulação com os gestores. Com o diretor, envolva-se no debate e na implantação do projeto político-pedagógico (PPP), contribuindo com ajustes conforme sua experiência. Com o coordenador, não deixe de buscar apoio para o planejamento e pedir supervisão durante as aulas. Nas conversas com os colegas, uma preocupação é garantir a continuidade do ensino conforme os estudantes avançam de ano. O coordenador costuma articular esse desafio, mas os professores podem colaborar. "Uma possibilidade é elaborar relatórios que sirvam de base para o trabalho do colega da série seguinte", diz Roberta Panico, consultora da revista NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR. Ajuda muito, também, transformar os conselhos de classe em oportunidades para trocar impressões sobre a aprendizagem dos alunos (o que exige preparo prévio dos participantes) e não só sobre problemas de disciplina.

FONTE: Nova Escola Online

EDUCADOR, VOCÊ TEM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA?

E agora?!!!
Proposta pedagógica não é função da escola?! Dos gestores?!
Sim, mas também é do professor; claro que num nível mais restrito - a sala de aula ou específica ao desenvolvimento do aluno.
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