Caro visitante,

Caro visitante,

domingo, 14 de novembro de 2010

ASSIM NÃO DÁ! - VALORIZAR A CULMINÂNCIA EM VEZ DOS CONTEÚDOS

Um evento, como a festa de lançamento de um livro de contos feito pela garotada, não pode ser mais importante do que a aprendizagem dos conteúdos durante a realização das atividades do projeto. Afinal, é essencial garantir que os alunos tenham avançado na leitura e na escrita desse gênero.

A apresentação ou a entrega de um projeto, a chamada culminância, deve servir apenas como a conclusão de um processo permeado pelo aprendizado do início ao fim, o que permite aos alunos partir de um estágio menor de conhecimento para outro maior. Quando o enfoque fica apenas no resultado final ou no propósito social da atividade, corre-se o risco de não atingir plenamente os objetivos didáticos estabelecidos.

Então, para evitar equívocos, é fundamental que, ao planejar qualquer atividade, todo professor tenha em mente os objetivos do trabalho a curto, médio e longo prazos. Esses objetivos devem orientar a definição dos encaminhamentos metodológicos e a escolha das atividades propostas e das estratégias de ensino.

Da mesma forma, eles devem nortear os critérios de avaliação, permitindo o redimensionamento da prática pedagógica, quando necessário, para que a aprendizagem se concretize. Com isso, ampliamos as chances de alcançar os propósitos didáticos em todas as etapas, minimizando os riscos de restringir os objetivos apenas à conclusão, seja ela qual for. Isso não significa que o produto final não deva ser valorizado. É preciso considerar, sempre, o processo como um todo.


Fonte: Revista Nova Escola on line.