Veja quais atribuições o
coordenador pedagógico precisa encarar como prioridade e quais ele não deve
O que
fazer
Garantir a realização semanal do horário de trabalho
pedagógico coletivo
78% afirmam reunir-se periodicamente
com todos os professores, porém só isso não basta. É preciso ter tempo para
planejar e tornar mais produtivos esses momentos.
Organizar encontros de docentes por área e por
série
Só 27% declaram reunir os professores
por disciplina, para tratar de conteúdos específicos, e 31% por ano, para
conversar sobre as turmas.
Dar atendimento individual aos professores
Apenas 19% discutem com cada docente
da equipe e sugerem novas estratégias de ensino, após observar as práticas
pedagógicas em sala de aula.
Fornecer base teórica para nortear a reflexão sobre as
práticas
Não mais de 31% apontam o preparo dos
docentes como um dos principais problemas da coordenação pedagógica.
Conhecer o desempenho da escola em avaliações
externas
47% dos entrevistados citaram um
número que está fora da escala do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb), embora a maioria afirme saber o resultado da escola. Mais do que ter o
número, é essencial usá-lo para guiar o planejamento em equipe.
O que não fazer
Conferir se as classes estão organizadas e limpas antes
das aulas
55% dos coordenadores realizam essa
tarefa e 90% a avaliam como adequada à sua função, que pode ser delegada a um
funcionário de serviços gerais.
Fiscalizar a entrada e a saída de alunos
72% dos entrevistados têm essa
atividade na rotina e 91% a consideram apropriada, mas o controle deve ser
responsabilidade de um funcionário treinado para a função.
Visitar empresas do entorno para fechar parcerias
54% gostariam de ter mais tempo para
isso, mas o papel de relações-públicas é do diretor.
Substituir professores que faltam
19% dos entrevistados fazem isso uma
ou algumas vezes por semana. Sua função, porém, é ajudar a direção a montar,
com os docentes, um banco de atividades e uma lista de substitutos para
resolver esse tipo de emergência.
Cuidar de questões administrativas, financeiras e
burocracias em geral
22% acreditam que isso é seu papel,
embora os especialistas garantam que a parceria com o diretor deve se restringir
aos assuntos pedagógicos.
FONTE: Revista Nova Escola