Caro visitante,

Caro visitante,

segunda-feira, 26 de abril de 2021

LIVRO DIDÁTICA GERAL - Claudino Piletti

Didática geral / Claudino Piletti. - 6. ed. - São Paulo: Ática, 1986.

 

DESTAQUE

EDUCAÇÃO E ESCOLA (p. 16)

Educação não se confunde com escolarização, pois a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação também se dá onde não há escolas. Em todo o lugar existem redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração para outra. Mesmo nos lugares onde não há sequer a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado existe educação.

Atualmente, inclusive, um número crescente de críticas tem sido dirigido à instituição escolar. Os mais radicais exigem a "desescolarização" da sociedade. Essa exigência foi apresentada pela primeira vez por Ivan Illich, (ILLICH, 1. Sociedade sem escola. Petrópolis, Vozes, 1973), e mais claramente pelo professor e crítico educacional , John Holt, (HOLT. J. Freedom and beyoind. Dutton, 1972). As escolas, concordam Holt e Illich, não podem funcionar. Somente se as escolas fossem abolidas, as criança prenderiam.

Será isso verdade?

Muitos pensadores e críticos educacionais discordam dessa maneira de pensar. Para Peter Drucker, por exemplo, "as escolas realmente precisam de mudanças drásticas em todos os níveis. Mas o que nós precisamos não é de uma 'não-escola', e sim de uma instituição de ensino que funcione e que seja administrada adequadamente". (DRUCKER, P. F. A arte da administração total. São Paulo, Pioneira, 1975. p. 255).

Outros autores, que também questionam a qualidade de nossas escolas, julgam necessário que haja alguma forma de educação sistemática.

Convém lembra, também, quem além dos lugares onde a educação se processa de forma sistemática - as escolas -, existem lugares onde ela se processa de forma assistemática. Entre esses lugares podemos citar: a família, a igreja, os sindicatos, as empresas, os meios de comunicação de massa, etc.

(...)