Caro visitante,

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segunda-feira, 22 de outubro de 2012

INCLUSÃO DIGITAL, RESPONSABILIDADE DE QUEM?


Inclusão Digital não significa colocar professores e alunos diante de computadores conectados à web, é, na realidade, um aprendizado de novas posturas, uma evolução nas atitudes de trabalho e estudo.
O professor melhora sua forma de ensinar, usando a tecnologia a seu favor, tornando-a uma ferramenta essencial na gestão da aprendizagem.
O aluno, por sua vez, apreende novas formas de aprender, novas fontes, novos meios, novas sinapses (cerebrais e virtuais), o educando aprende de forma coletiva, cria e recria conhecimentos num fluxo constante de acomodação.; desenvolve-se e beneficia a si e ao seus grupos sociais que, sob sua influência, evolui qualitativamente, tornando o processo contagiante.
A tecnologia não involui, pelo contrário, trilha uma linha evolutiva ascendente e, nesse contexto, é a escola que deve, primeiramente, evoluir em seus currículos e práticas entediantes, servindo-se de base e responsável direto pela inclusão digital dos seus.

Geraldo Baronni, 2012.