A educação baseada em evidências é um campo de estudo que envolve a contribuição de muitos pesquisadores e especialistas em educação. Não há um único autor que possa ser considerado o "pai" da educação baseada em evidências.
No entanto, alguns dos principais contribuintes para o desenvolvimento da educação baseada em evidências incluem:
1. Benjamin Bloom: Um psicólogo educacional que desenvolveu a Taxonomia de Bloom, que é uma estrutura para categorizar os objetivos de aprendizagem.
2. Lee Shulman: Um educador que cunhou o termo "educação baseada em evidências" e desenvolveu a ideia de que a educação deve ser baseada em evidências científicas.
3. John Hattie: Um educador que desenvolveu a teoria da "aprendizagem visível", que enfatiza a importância de tornar a aprendizagem visível para os alunos.
4. Robert Marzano: Um educador que desenvolveu a teoria da "aprendizagem baseada em evidências", que enfatiza a importância de utilizar evidências científicas para informar as práticas de ensino.
5. Dylan Wiliam: Um educador que desenvolveu a teoria da "avaliação para o aprendizado", que enfatiza a importância de utilizar avaliações para informar as práticas de ensino e melhorar a aprendizagem dos alunos.
Esses são apenas alguns exemplos de pesquisadores e especialistas em educação que contribuíram para o desenvolvimento da educação baseada em evidências.
FONTE: Meta AI-Acesso: 30/03/25 às 17:54