Nas décadas
de 1950 e 1960,
a tecnologia educacional apresentava-se como um meio gerador de aprendizagem,
para resolver problemas educacionais dentro de uma concepção tecnicista de
educação. Na década de 70 ,
passou a fazer parte do ensino como processo tecnológico. Em 1971, foi realizado na
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)um
seminário sobre o uso de computadores, em 1973 a Universidade federal do Rio de
Janeiro (UFRJ)
usou software de simulação no ensino de química e, assim, muitos outros
começaram as experiências.Portanto, existiam no início dos anos 80 diversas
iniciativa sobre o uso da informática na educação do Brasil. Esses esforços
resultaram no interesse do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) na
disseminação da informática na sociedade, despertaram o interesse do governo e
de pesquisadores das Universidades na adoção de programas educacionais baseados
no uso da informática. Em meados de 90, caracterizou-se pela busca de novas
concepções sobre o uso das tecnologias no campo educacional.
A
tecnologia educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete
aos objetivos educacionais. Ela procura auxiliar o processo ensino e
aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos
tecnológicos na educação, ou seja, as funções maiores da escola serão
enriquecidas com a grandeza das novas fontes de informações e ferramentas
tecnológicas modernas preocupando-se com as técnicas e sua adequação às
necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura
em que a educação está inserida.
Contínuas
transformações tecnológicas em todo o mundo vem influenciando as relações
sociais. Neste contexto a Escola, ambiente onde se constrói a educação formal
e, portanto, um ambiente por natureza social, começa a refletir sobre a
influência das Novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Nestes
termos, como resultado do avanço das pesquisas em microeletrônica,
no início do século XXI as tecnologias começam a ser
vistas e usadas numa outra perspectiva no processo educativo. A escola começa a
se apropriar do uso técnico dos recursos tecnológicos para em seguida repensar
as formas e metodologias adequadas a cada contexto social.Neste tempo as
Tecnologias educacionaiscesso tecnológico. Em 1971, foi realizado na
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)um
seminário sobre o uso de computadores, em 1973 a Universidade federal do Rio de
Janeiro (UFRJ)
usou software de simulação no ensino de química e, assim, muitos outros
começaram as experiências.Portanto, existiam no início dos anos 80 diversas
iniciativa sobre o uso da informática na educação do Bcesso tecnológico. Em 1971, foi realizado na
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)um
seminário sobre o uso de computadores, em 1973 a Universidade federal do Rio de
Janeiro (UFRJ)
usou software de simulação no ensino de química e, assim, muitos outros
começaram as experiências.Portanto, existiam no início dos anos 80 diversas
iniciativa sobre o uso da informática na educação do Bcesso tecnológico. Em 1971, foi realizado na
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)um
seminário sobre o uso de computadores, em 1973 a Universidade federal do Rio de
Janeiro (UFRJ)
usou software de simulação no ensino de química e, assim, muitos outros
começaram as experiências.Portanto, existiam no início dos anos 80 diversas
iniciativa sobre o uso da informática na educação do Brasil. Esses esforços
resultaram no interesse do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCrasil. Esses
esforços resultaram no interesse do Ministério de Ciência e Tecnologia
(MCrasil. Esses esforços resultaram no interesse do Ministério de Ciência e
Tecnologia (MC deixam de ser encaradas como meras ferramentas que tornam mais
eficientes e eficazes já sedimentados, passando a ser consideradas como
elementos estruturantes de um outro modo de pensar a educação, mediada pela
Tecnologia e esta submetida aos objetivos pedagógicos, com o objetivo de
expressar a diversidade cultura e à realidade em que cada escola se insere, a
diferentes metodologias usando recursos tecnológicos. Nesse sentido, a TV, o
vídeo, o Rádio_(comunicação), a Internet, o material impresso possibilitam
articularem-se novas linguagens e novas forma de apropriação do conhecimento na
escola. É crescente o número de escolas e centros de educação que estão usando
ferramentas on-line e colaborativas para aprendizado e busca de informações. As
principais ferramentas usadas e conhecidas são agregação e distribuição de
conteúdo (RSS, ATOM), Ambientes Virtuais de aprendizagem, Blogs, WebQuests, Wikis e objetos
educacionais.
Todas as ferramentas podem
ser utilizadas como instrumentos educacionais. No entanto,faz-se necessário
avaliar sua aplicação de modo a promover a aprendizagem significativa, crítica e
reflexiva.
Historicamente
o uso das tecnologias na educação apoiou-se em 3 eixos sociais; a comunicação,
a psicologia da aprendizagem e
a teoria sistêmica. Podemos
dizer que a didática (construir, ampliar e revisar o processo) foi deixada de
lado. Já a ciência e a técnica,
se separaram, provocando algumas arbitrariedades em suas relações.
O educador
estar apto a mudar e estar consciente da importância da tecnologia educacional
como ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, facilitando para
o educando uma assimilação significativa dos conteúdos, bem como proporcionando
um avanço na construção de novos conhecimentos.Ele se transforma agora no
estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por
buscar a informação mais relevante. Também coordena o processo de apresentação
dos resultados pelos alunos, transformando informação em conhecimento e
conhecimento em saber, em vida, em sabedoria, o conhecimento com ética.
Os benefícios e os
problemas encontrados pela tecnologia na educação[editar | editar
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O
crescimento tecnológico trouxe junto com ele novos artifícios e métodos
tecnológicos utilizados para o desenvolvimento e aprimoramento dos métodos
educacionais utilizados hoje em dia. A utilização da internet, tablets e
jogocesso tecnológico. Em 1971, foi realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)um
seminário sobre o uso de computadores, em 1973 a Universidade federal do Rio de
Janeiro (UFRJ)
usou software de simulação no ensino de química e, assim, muitos outros
começaram as experiências.Portanto, existiam no início dos anos 80 diversas
iniciativa sobre o uso da informática na educação do Brasil. Esses esforços
resultaram no interesse do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCser muito
cogitado no meio educacional.
Uso de novas tecnologias na educação
Segue em
baixo alguns exemplos do uso de novas tecnologias na educação:
·
Uso da internet nas escolas: Por ser um meio onde o
aluno tem acesso a um contingente muito grande de informações de uma maneira
rápida e confortável, a internet vem sendo nos últimos anos integrada ao ensino
como uma maneira onde os alunos e os professores teriam acessos a novas
culturas, realidades, em todo o mundo, desenvolvendo seus conhecimentos. Em
alguns países sua implantação nas escolas já apresenta um número bastante
significativo:
- Brasil:
No Brasil 95% das escolas públicas urbanas de ensino fundamental e médio do
Brasil tem conexão banda larga, Cerca de 1,5 milhões de professores já possuem
acesso a rede mundial de computadores. Existe ainda um projeto aonde até 2014
os 735 campos universitários federais brasileiros, os hospitais universitários
e as escolas técnicas irão possuirão uma rede de acesso a internet rápida em
todas elas.
- Estados
unidos: nos Estados unidos o percentual de acesso a internet nas
escolas publicas chegam a 100%.
- No mundo:
Na Europa os
NREN (National Research and Education Network) chegam a atender um percentual
de 80% a 100% das escolas de ensino superior em países como França, Inglaterra,
Espanha. Quando se fala em ensino secundário, esse percentual chega a cair para
menos de 10% nesses mesmos países citados antes. Hoje existem projetos para que
o uso dessa ferramenta seja cada vez mais eficaz e ajude o aluno e os
professores. Alguns exemplos são: o do Google_books e o portal domínio publico.
·
Uso de tablets em sala de aula: O tablet é um
dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à
Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de
livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos, é uma ferramenta de
fácil transporte e que pode ajudar muito no ambiente educacional. O acesso a
uma gama enorme de informações, através de livros e sites da internet pelo
tablet, ou a disponibilidade de baixar um livro no tablet, facilita a vida de
alunos na busca de desenvolvimento e conhecimento;
·
Introdução de jogos para facilitar o ensino: O
desenvolvimento de jogos é uma área que se desenvolve cada vez mais nos dias
atuais, mas esse desenvolvimento não só aparece como uma forma de
entretenimento lúdica, mas também como um artifício colocado em sala de aula
para prender a atenção do aluno e facilitar seu aprendizado. Está se tornando
cada vez mais comum o uso de Softwares educacionais para ajudar no ensino nas
salas de aula;
·
Desenvolvimento de softwares com sistematização de
ensino virtual: Existe a criação e o aprimoramento de Ambientes virtuais de
aprendizagem, que são softwares que auxiliam na aplicação do modelo de ensino.
São elaborados para auxiliar os professores no ambiente de ensino, através do
gerenciamento dos conteúdos, do seu curso e dos alunos, permitindo acompanhar o
progresso deles constantemente. Modelos que utilizam tele-aulas que vão de
assuntos iniciais como soma e subtração até assuntos mais complexos como
cálculo numérico, derivadas, integrais, alem de possuir também uma variação
muito grande de matérias, geografia, biologia, história entre outras, onde o
aluno assiste às aulas pela TV e praticam o que foi aprendido em materiais com
exercícios. Esse sistema de tele-aulas é um exemplo do modelo de EaD ( Educação
à distância). Existe ainda outro auxílio tecnológico, que é um método educacional
muito interessante e também faz uso da EaD, proposto pela KhanAcademy onde os
alunos acessam seu site e podem fazer uso de uma videoteca com mais de 3200
vídeos, com uma grande variedade de conteúdos que vão de assuntos iniciais como
soma e subtração até assuntos mais complexos como cálculo numérico, derivadas,
integrais, alem de possuir também uma variação muito grande de matérias,
geografia, biologia, história entre outras. Possui também desafios interativos,
e avaliações a partir de qualquer computador com acesso a web. Nesse sistema,
os país e professores podem verificar o progresso de seus alunos ou filhos
através de relatórios em tempo real, com estatísticas deles, matérias
aprendidas e comparativos com outros alunos. É um método que emprega o
aprendizado de cada aluno no seu ritmo, onde muitas vezes em uma sala de aula
isso não ocorre, pois o aluno tem que seguir o ritmo de seus colegas. Isso faz
com que o conhecimento seja construído e não apenas transferido e imposto pelo
professor, faz com que o aluno tenha o controle nessa construção e assim possa
ele guiar da melhor forma que seja para ele.
Problemas encontrados
Estas
tecnologias tentam ajudar a metodologia atual, mas ainda encontram problemas em
sua fundamentação. Alguns exemplos dessas dificuldades são:
·
Problema na disponibilidade de conteúdo: Muitas
editoras ainda não possuem a disponibilização de seus livros para Tablets
devido a problemas com direitos autorais, onde escritores ou até mesmo editoras
não aceitam divulgar suas publicações de forma gratuita. Devido isso sistemas
como o citado anteriormente, onde seria criado um acervo bibliotecário virtual
mundial encontra problemas para torna-se completa a sua realização;
·
Preparo dos professores: A maioria dos professores,
não possuem ainda preparo para utilização das tecnologias digitais, não
conseguindo por enquanto explorar de uma maneira eficiente o uso de dispositivos
tecnológicos como os tablets, ou de novas metodologias de ensino, como a Educação a Distância, por exemplo.
·
Incerteza: Ainda não existem argumentos, nem provas
necessárias que provem que essas novas metodologias aplicadas por essas
tecnologias sejam realmente eficientes e esse se torna o maior problema
enfrentado, a desconfiança de introduzir algo novo em um modelo tradicional e
que teoricamente sempre deu certo, faz com que o uso da tecnologia de maneira
mais efetiva na educação seja introduzido com cautela e devagar.
FONTE: Wikipédia